10 monumentos para visitar em Paris

Viajar para Paris pela primeira vez é a perfeita oportunidade de testar a organização de cada um de nós. Com tantas coisas incríveis pela cidade, fica difícil escolher quais lugares e monumentos históricos visitar.

Dependendo do tempo de estadia, se o cronograma não for seguido à risca, você certamente ficará um tanto frustrado por não ter conhecido tudo que gostaria.

Para dar uma mãozinha no planejamento da sua viagem para paris, o Vitrines fez uma lista com 10 monumentos para visitar em Paris. Aqui você vai encontrar informações completas e essenciais para deixar sua viagem mais organizada e proveitosa. Quer mais detalhes? Confira o post abaixo!

 

Arco do Triunfo

monumentos para visitar em Paris
Não pode faltar!

Falamos um pouco do Arco do Triunfo  aqui no Vitrines. Mas, sintetizando em poucas palavras: Esta parada é obrigatória para o visitante de Paris de primeira viagem!

O Arco do Triunfo é um monumento que foi erguido a pedido de Napoleão Bonaparte e simboliza a vitória do exército francês na batalha de Austerlitz. Com inacreditáveis 50 metros de altura, quem se arrisca a subir até o topo tem uma visão incrível da cidade de Paris. Vale a pena visitar!

 

Basílica do Sacré-Coeur

monumentos para visitar em Paris Sacre Coeur
Vale a subida 😉

Localizada em Montmartre no norte de Paris, a Basílica do Sacré-Coeur começou a ser erguida em 1875 e hoje é um dos monumentos mais visitados da cidade. De arquitetura neorromânica, com elementos bizantinos, serviu de inspiração para dar origem a outros monumentos religiosos da época.

A Basílica tem o formato de cruz grega, formada por quatro cúpulas, e o seu sino mede 3 metros de diâmetro e pesa 26 toneladas!

Sua origem está ligada à derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana de 1870-71.  Sem dúvidas, este marco arquitetônico merece ser incluído no seu roteiro e viagem!

Para mais informações sobre a visita e horários de funcionamento, acesse o site da Basílica que está disponível em português aqui.

 

Catedral de Notre Dame

monumentos para visitar em Paris Notre Dame
<3

Ainda falando sobre igrejas, a Catedral de Notre Dame é uma das igrejas no estilo gótico mais antigas do mundo. Com duas torres de 69 metros de altura, foi construída entre 1163 e 1345 na Île de la Cité em Paris.

Ao longo dos anos, esta catedral foi cenário de momentos importantes como a coroação de diversos reis e do imperador Napoleão Bonaparte.

Quem tem coragem de enfrentar os 387 degraus para acessar as torres não se decepciona. A arquitetura é realmente deslumbrante. Além disso, a vista da cidade de Paris também não deixa a desejar.

 

Palácio de Versalhes – Château de Versailles

monumentos para visitar em paris versailles
Imagem: Facebook oficial do Château de Versailles

Este é um dos lugares mais importantes e visitados da França. Além da sua História, o Palácio de Versalhes é conhecido pela arquitetura e grandiosidade que lhe transformaram em Patrimônio da Humanidade.

Localizado na região de Île-de-France, a cidade de Versalhes foi sede do poder político entre os anos de 1682, quando Luis XIV se mudou para o palácio, e 1789, quando ele e sua família foram forçados a voltar para Paris por causa da Revolução Francesa.

Se você pretende visitar, prepare as pernas e um bom lanche na mochila porque o tamanho do palácio e de seu jardim impressionam: são 2.153 janelas,700 quartos, 67 escadas, 1.250 lareiras, 350 chaminés e 700 hectares de jardim. Vale a pena turistar!

 

Sainte-Chapelle

monumentos para visitar em paris sainte-chapelle

Os turistas que gostam de admirar a arquitetura dos prédios franceses com certeza vão querer dar uma passada na Sainte-Chapelle.
Esta capela de estilo gótico fica na Île de la Cité e sua construção foi ordenada por Luís IX para ser a capela do palácio real e guardar a coroa de espinhos que teria sido usada por Jesus. Hoje, essa relíquia fica guardada na Notre Dame.

Durante a Revolução Francesa, a capela deixou de ser um lugar de culto e ficou praticamente abandonada até começar a ser restaurada em meados do século XIX.

Ao todo, a igreja possui uma torre, diversos vitrais emoldurados por pedras e rosáceas por toda construção.

A beleza do lugar também compensa a visita!

 

Museu do Louvre -Museé du Louvre

monumentos para visitar em paris museu do louvre
Não vale ficar só na Monalisa rs

O Museu do Louvre é um dos maiores do mundo e um dos lugares que mais recebem visitas em Paris. É aonde estão algumas das obras de arte mais famosas do Mundo, a Mona Lisa de Leonardo da Vinci e a Vênus de Milo, por exemplo.

O prédio do museu foi fundado por Filipe II 1190 e serviu de fortaleza para defender Paris, entre outras coisas, dos ataques dos Vikings. O local já foi sede do governo monárquico francês e virou museu depois da Revolução Francesa em 1793.

Em 1989 foi inaugurada Pirâmide do Louvre. Ela é feita de vidro e metal e em sua volta há mais três pirâmides menores. A polêmica construção é uma das entradas do museu, mas, apesar do charme da vibe “Código da Vinci”, as filas são muito menores nas entradas laterais.

 

Palácio de Luxemburgo – Palais du Luxembourg

monumentos para visitar em Paris jardim de luxemburgo
O jardim é lindo em todas as estações do ano

A atual sede do senado da França não deixa nada a desejar pelo visual. O Palácio de Luxemburgo possui beleza imponente e uma vista privilegiada, além de ficar no lindíssimo Jardim de Luxemburgo,  com inacreditáveis 25 hectares repletos de estátuas, lagos artificiais e árvores frutíferas.

O prédio foi construído a pedido da rainha regente Maria de Médicis, mãe de Luis XIII e viúva de Henrique IV, onde antes estava a antiga residência do duque de Luxemburgo.

 

Ponte Alexandre III

monumentos para visitar em Paris Ponte Alexandre III
“A ponte mais bonita do mundo”

Esta ponte liga a Champs Elysèes aos Inválidos e é considerada uma das mais bonitas da cidade. Foi também uma das construções da Exposição Universal de 1900 como um presente da Rússia para celebrar a aliança Franco-Russa de 1891.

A visita é válida porque a visão do rio é bonita e o tamanho da ponte também impressiona.

 

Ópera – Palais de Garnier

monumentos para visitar em Paris Ópera

Esta obra-prima neobarroca, também chamada de Palais de Garnier, é a maior casa de óperas de Paris e comporta 1979 espectadores sentados.

O edifício tem área total de 11.000 m², 73.6 metros de altura e seu palco possui capacidade para 450 artistas.

O Palais de Garnier é uma das casas de espetáculos que fazem parte da Ópera Nacional Francesa (junto com a Ópera Bastille). Com certeza deve fazer parte do seu roteiro de viagem para Paris!

E por último mas não menos importante:

 

Torre Eiffel

monumentos para visitar em Paris Torre Eiffel
A dama de ferro

O principal ícone da França e de Paris foi inaugurada em 1889, centenário da Revolução Francesa, e é considerada um marco da arquitetura mundial. A Torre tem 324 metros de altura e o turista tem que enfrentar 1665 degraus até o topo. Mas não se preocupe, há elevadores instalados por lá!

Ela é dividia em três níveis: no primeiro, há uma loja lembrancinhas e outros produtos e o restaurante 58 Tour Eiffel. A visão deste andar já é incrível, mesmo se o visitante decidir parar por lá.

É no segundo andar que fica o famoso restaurante com vista panorâmica, Le Jules Verne. Já o terceiro andar, que só é acessível por elevador, conta com um simpático Bar à Champagne. Chique!

Não precisamos nem dizer que este lugar não pode ficar fora do seu roteiro de maneira nenhuma, não é?

 

Gostou das nossas dicas? Conta pra gente nos comentários quais monumentos em Paris você gostaria de conhecer!

Bisous

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *