Vivendo fora: 10 motivos para voltar a morar no Brasil

Morar fora não é esse glamour todo que as pessoas imaginam. O custo de vida é muito alto, a saudade muitas vezes aperta e não tem pão de queijo. Pensando nisso, o Vitrines de Paris destaca aqui 10 motivos para voltar a morar no Brasil.

1- Chuveirinho

10 motivos para voltar a morar no Brasil chuveiro
Melhor invenção

A água sai quente, mas você precisa escolher se molha o pé, a barriga ou a cabeça. Os três não rola. Sério, o que custa colocar um chuveiro decente? Saudades Gorducha Corona s2

2- Teclado francês

10 motivos para voltar a morar no Brasil teclado
QLGUEN NIN QJUDQ?

Precisq diwer qlgunq coisq?

3- “Pardon”

10 motivos para voltar a morar no Brasil pardon
Falou “Pardon”, tá de boa

Você está no metrô, ninguém evita o contato. É trombada e “pardon” na sequência (no Brasil pelo menos a gente pede desculpa antes de empurrar). Dica: Faça como eles se precisar descer na estação Châtelet.

4- Montar um “Dossier” para tudo

10 motivos para voltar a morar no Brasil dossier
“- Agora o senhor envia a cópia pelo correio e a pizza vai chegar em seu domicílio em 2 dias úteis.”

-Oi, eu queria comprar um pão, por favor.

– O senhor precisa preencher o formulário b94, apresentar uma cópia do seu histórico escolar e três cartas de recomendação dos seus vizinhos.

5- “Désolé”

10 motivos para voltar a morar no Brasil desole
“- Malz aew, parça”

Depois do diálogo do item 4, você se dá conta que faltou a assinatura do seu avô no formulário b94. O atendente olha para você e diz: “- Estou verdadeiramente desolado, mas não posso fazer nada para te ajudar.”

Ou então, você chega 15 minutos antes do mercado fechar? O segurança vai estar na porta para impedir sua entrada e dizer: “- Estou verdadeiramente desolado, mas não posso fazer nada por você.”

6- Pebolim / Totó

10 motivos para voltar a morar no Brasil pobolim
“Je voulais juste donner de la joie à mon peuple”

Eles conseguiram transformar o pebolim/totó em uma coisa chata. Há um milhão de regras absurdas (não pode fazer gol do meio campo!!) e a única regra universal não é respeitada (eles giram!!). Para piorar, eles estudam sua maneira de jogar e têm várias estratégias de jogo… Fazem passes e jogadas ensaiadasszzzZZZzzz…

7- PF > Plat du jour

10 motivos para voltar a morar no Brasil pf
Não sei se sinto mais saudade do charme da travessa de inox ou da feijoada na cumbuca <2

O plat du jour é uma ótima invenção, pois acaba barateando as refeições por contar apenas com ingredientes sazonais, eu sei. Mas vai falar isso para um legítimo parmegiana com fritas de boteco ou a um belíssimo Virado à Paulista!

8- Padaria

10 motivos para voltar a morar no Brasil padaria
Baguete x Pão francês

As boulangeries são incríveis, todo mundo sabe! Os pães e doces são quase sempre melhores que os nossos, mas… Não tem lugar pra sentar, o atendente não sabe o que é um pão de queijo e não há opção de pedir um PF 🙁

9- Água dura

Boletos em euro + água com cal

A água tem cal: Seu cabelo cai, sua pele coça e tudo que fica no banheiro ou na cozinha fica esbranquiçado! grrrr

10- “Tu” x “Vous

“Tu gostaríeis de… ops errei a conjugação”

– “Oi, a gente se conhece suficiente bem para que eu possa te tratar na segunda pessoa do singular?”

-” Cara, a regra é simples: se for um idoso da sua família e torcedor do PSG, basta seguir a fórmula: , onde d = a diferença de idade e x = grau de parentesco. Se o resultado for igual ou maior que 3, é vous… ou é tu? Não lembro.”

 

BÔNUS: Os números

10 motivos para voltar a morar no Brasil números
“4×20+14… pera aí que essa é só a primeira parte do meu CEP”

-“Data de nascimento, por favor.
– Eu nasci no dia 7 de janeiro de mil novecentos e quatro vezes vinte e dezoito.”

Se você mora no exterior, conta pra gente quais são seus 10 motivos para voltar a morar no Brasil. Se você não mora fora, conta o que você achou da lista e do que você sentiria mais saudade se morasse em outro país 🙂

14 Replies to “Vivendo fora: 10 motivos para voltar a morar no Brasil”

  1. hunnnn eu vivo fora de brasil a 17 anos, e nao encontro nenhum motivo para voltar a viver em brasil…
    Quando vou a brasil é mesmo so para visitar a familia…e a cada vez me torna mas dificil permanecer alen de uma semana.
    Nasci em brasil mas estou segura que foi por engano, porque nao me indentifico em nada com a cultura de brasil e a manera de ser dos brasileiros.

  2. Oi mari !! muito legal teu poste e é tudo verdade!! Podias adicionar o “amor pelo preto” ao se vestir ! Isso me faz lembrar a primeira vez que eu usei um casaco azul com uma calça estampada…todos falavam inglês comigo pois já sabiam que eu não era dali ! hahaha

  3. Não morei e nem moraria. Tirando os pontos turisticos tão divulgados e que se apresenta hoje,a meus olhos sem tanto glamour, a 10 dicas estão certíssima. O povo sem educação, tentando disfarçar, com superioridade, impacientes e que não respeita aos turistas, que levam divisas para eles. Ao chegarmos fomos recepcionados no hotel por duas funcionárias grossas que ficaram aos gritos com o nosso guia. Paris pode até no passado ter tido glamour, pois hoje só viver da propaganda do passado. É minha opinião. Decepcionante Paris só salvou a bela Giverny.

    1. Bom, eu moraria e morar é diferente de visitar. Pelo menos comigo foram sempre educados, eles não são mal educados, eles são assim, para alguns pode parecer mal educados, mas os códigos deles são diferentes dos nossos. Nós é que estamos na terra deles, nós é que temos que respeitar primeiro. A Europa vive de passado, o passado histórico cultural é o que atrai os turistas, além de outras coisas. Se fosse só passado não seria o país que mais recebe turistas internacionais do mundo.

  4. Gosto do chuveiro telefone. Entendo q na França há muita burocracia assim como em toda a Europa, talvez mais, compreendo a falta de educação mas vale pq não há assaltos nem violencia.bebo água de um filtro descalcarisador,uso creme rinse, hidratantes, sei a diferença entre a segunda pessoa do singular e a segunda do plural no uso social, não sou apaixonada por doces nem por bares e sei fazer pão de queijo.
    Prefiro ficar bem longe do Lula.

  5. Perfeito a descrição, mas ainda sim, a meu ver, estes não são motivos para voltar para o Brasil. Tem uns itens que podem ser resolvidos, por exemplo, lá não tem pão de queijo porque é da nossa comida, comprem os ingredientes e façam, como a Marcia falou. Com relação ao “tu” e ao “vous” sempre recebi a dica dos professores de francês, use sempre o vous, o tu é informal e é pouco utilizado, só entre jovens e olhe lá. O chuveiro é assim para evitar desperdícios de água, economizar água e é algo muito moderno, denota racionalidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *