Bate e volta – Fim de semana na Normandia e Bretanha, com direito a um pulinho no Mont-Saint-Michel

O passeio começou na sexta-feira na Gare de Lyon às 20h, onde alugamos o carro. O primeiro desafio foi ter que confiar no GPS que nos mandou por um caminho BIZARRO para sair de Paris. Cruzamos o Rio Sena, passamos pelo Quartier Latin, pela esplanada dos Inválidos, pela ponte Alexandre III, pelo Petit e o Grand Palais para finalmente pegar a Champs Elysée.

Bonito?

Muito, mas perdemos um bom tempo nessa brincadeira e, o que é pior, enfrentamos a terrível missão de encarar a rotatória do Arco do Triunfo. É carro, moto e ônibus pra todo lado e em todas as direções. As marginais de São Paulo são fichinhas perto disso, acredite! Fuja!

Vencida a pegadinha do GPS, seguimos para Rouen pela A13, uma ótima estrada cheia de pedágios. Uma dica importante, ao chegar perto de uma estação de pedágio, já escolha a sua cabine em função da maneira como você vai pagar (por chip tipo “pagamento automático”, cartão ou dinheiro.

 

Primeira parada: Normandia

A belíssima catedral de Rouen, Normandia
A belíssima catedral de Rouen, na Normandia

 

Normandia, Rouen
O relógio astronômico de Rouen começou a ser construído em 1389.

Chegamos em Rouen, na Normandia, por volta das 22h e contamos com a boa vontade do funcionário da lanchonete, que já estava fechando, para jantar. DICA IMPORTANTE! É sempre bom ficar esperto com os horários para comer na Europa, principalmente fora das grandes capitais. No dia seguinte, acordamos cedo no dia seguinte, tomamos café e aproveitamos para conhecer o centro histórico e a magnifica catedral da cidade antes de continuar a viagem.

 

Segunda parada: Mont-Saint-Michel

Mont Saint Michel
Precisa de legenda?

A parada seguinte foi o famoso e exuberante Mont-Saint-Michel, um dos pontos turísticos mais visitados na França. Para chegar lá foi fácil, só precisamos continuar na A13 e depois pegar a A84 até a N175, depois é só seguir as saídas indicadas nas placas.

 

Terceira parada: Bretanha

Saint Malo
Fortificação em Saint Malo

Terminamos o dia na cidade pirata de Saint Malo, que já fica na Bretanha, depois de uma esticadinha de 1 hora na estrada. Lá, aproveitamos para dar uma volta nas muralhas e comer a legitima gallete bretonne, um tipo de crepe salgado feito com o trigo sarraceno, mais escuro.

 

De volta à Normandia!

Étretat
Falésias de Étretat

Depois encaramos duas horas de viagem para dormir em Caen, de volta na Normandia. Não chegamos a entrar na cidade e no domingo de manhã já estávamos cruzando a famosa ponte da Normandia para chegar às falésias do Étretat. A viagem durou 1h30 e passamos por algumas estradinhas e vilarejos típicos de filmes.

Viela charmosa em Honfleur

Já preparando a volta à Paris, paramos em Honfleur, onde comemos frutos do mar, demos uma boa volta pelo centro histórico e aproveitamos para comprar o famoso caramelo salgado.

Curtindo uma tarde de domingo em Honfleur

Gostaram do nosso passeio? Dúvidas e sugestões nos comentários.

Merci

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *