10 coisas que chocam os franceses no Brasil

franceses no brasil
Topito, o Buzzfeed francês

O brasileiro é conhecido como um povo receptivo, festeiro, caloroso… mas será que os franceses no brasil acharam a mesma coisa?
O Topito, uma espécie de Buzzfeed francês, publicou uma lista com as 10 coisas que surpreendem os franceses quando eles chegam no Brasil. E, obviamente, não faltaram clichês de nossa “brasilidade”.

Nós fazemos muito barulho!

Eles abriram a lista falando que nós fazemos barulho. Acho que dessa eu não posso discordar muito… Normalmente, estou sempre me policiando para diminuir o volume da conversa nos restaurantes, no trabalho e no metrô. Na postagem eles falam dos nossos vendedores de rua, das buzinas, das “festas improvisadas” (WTF??) e dos “brasileiros alegres”. Não sei onde ocorrem essas festas espontâneas com pessoas alegres, mas se alguém descobrir onde elas ficam, favor informar!

Mas no Brasil não se fala espanhol?!

O segundo ponto tenta alertar os franceses que não falamos espanhol! Sim, ainda tem gente que acha que no Brasil se fala espanhol… Sem comentários!

franceses no brasil - espanhol
“Yo no parlo Portuguese”

 

As brasileiras mostram “quase tudo” ZzZz…

Depois é a vez de falar das mulheres (acharam que o estereotipo sexista ia escapar da lista?) que mostram “tudo” ou “quase tudo”. Para o Topito, as brasileiras podem ter um “corpo de modelo” ou uns “quilinhos a mais”, mas sempre vão mostrar o corpo sem constrangimento. ZZZzzzZZZ

Todo dia é dia de festa no Brasil?

“Festas acontecem em qualquer lugar e a toda hora”. Segundo eles, temos “alegria de viver” no sangue e a “cachaça rola solta em qualquer ocasião”. Eu quero morar nesse Brasil aí! #comofas

Brasileiro só vive na praia!

O quinto ponto é bem engraçado: “Vivemos na praia”, mas depois o próprio texto diz que só “fazemos churrasco, dançamos, cantamos e praticamos esportes na praia nos fins de semana”. Vai ver que de segunda a sexta, a gente faz reuniões de sunga e biquíni, escrevemos os relatórios da firma na beira do mar, tomamos um mate com biscoito globo com o cliente na orla e jogamos uma pelada usando cocos como trave antes de fazer as compras no mercado.

Sucos Naturais

O sexto ponto me fez chorar de saudade… Os sucos são deliciosos, naturais e são encontrados em todos os lugares. Bravo, Topito! Acertou uma, parabéns! 😉

Brasileiros gostam de “tocar”

Uma observação do site que vale meio ponto, eles falam que o “espaço pessoal evapora” no Brasil. Aparentemente eles estão certos, experimente tocar num francês durante uma conversa ou dar um abraço em alguém que não é tão próximo assim… O problema desse sexto ponto é que ele serve como típico discurso que justifica o comportamento dos gringos taradões que agarram todo mundo, afinal de contas, somos um povo sensual e que gosta do toque, não?

franceses no brasil

Os brasileiros falam cantando

Infelizmente não temos os instrumentos para avaliar o oitavo quesito, quando eles dizem que “os brasileiros falam cantando”. Precisaria ser francês nato para entender melhor essa impressão, mas não é a primeira vez que escuto isso… Acho até fofo, mas é outra forma de legitimar nosso estereotipo caliente, sensual e festeiro.

Existe metrô no Brasil?

A nona coisa que surpreende os franceses é o fato de termos metrô! Eles esperavam o que? Carroças num trânsito de elefantes e girafas que nos levariam à florestas exuberantes com festas espontâneas? Pode ser superfaturado, com uma malha que não cobre quase nada da cidade, ter obras atrasadas e trens superlotados, mas nós temos metrô! Eles ainda tentam aliviar a barra dizendo que nossos metrôs podem até ser mais eficientes que os trens franceses… Tentaram agradar e erraram rude…

O Brasil é maior do que a Europa toda

A lista termina mostrando para os nossos amigos franceses que o Brasil é maior que a Europa inteira. Oh RLY? É bom ter um reforço nas aulas de geografia do Liceu… Isso aí dá pra ver no mapa, mas de qualquer jeito, tem o mérito pela precisão da informação e a intenção de informar os leitores.

E vocês, o que acharam das impressões dos franceses no brasil? A lista está divertida ou estereotipada? Conta pra gente nos comentários!

Merci!

One Reply to “10 coisas que chocam os franceses no Brasil”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *